domingo, 22 de dezembro de 2013

Broas de batata doce


Finalmente, à terceira tentativa acertei com as broas. Esta receita, da revista VIP, com algumas alterações, fez umas broas deliciosas!!! Um pouco demorada, sim, mas vale a pena, até porque é Natal!

1 kg de batata doce
950 gr de açúcar
1 dl de água
125 gr de farinha de trigo
125 gr de farinha de milho
250 gr de amêndoa moída
2 cascas de laranja cristalizada
raspa de um tangerina
2 ovos
2 gemas
gema batida, farinha e manteiga

Cozi a batata doce e desfiz em puré com um garfo. Ao lume, num tacho, levei a água com 750 gr de açucar e mexendo sempre, deixei ferver cerca de 2 minutos. Juntei o puré de batata, sempre em lume baixo e mexi até engrossar bem, fica tipo um doce consistente em ponto-estrada.

Retirei do lume. Juntei as farinhas, a amêndoa moída, o resto do açucar, a raspa de tangerina, a casca de laranja moída ou cortada em pedaçinhos, os ovos e as gemas. Misturei bem e levei mais um pouco ao lume para engrossar um bocado.

Deixei esfriar e fiz pequenas broas (é preciso ajudar com farinha porque a massa pega um bocadinho às mãos) que coloquei numa folha de papel vegetal polvilhada apenas com farinha (não usei a manteiga). Pincelei com gema de ovo. Vai ao forno a 200º, cerca de 15 minutos, até estarei douradinhas, mas não muito secas.

Pontos importantes: Usei apenas 200 gr de amêndoa (não tinha mais!) e uma casca de laranja (tinha lido mal a receita e achava que era só uma casca de laranja). Como tinha andado a ver receitas de broas castelares e muitas levavam côco, achei por bem misturar algum côco ralado à massa. Juntei também canela. Ficaram mesmo muito saborosas!

Já tenho receita e a repetir!